top of page

8 de março

  • 15 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Você sabe a origem do dia internacional da mulher? ...se não, já pesquisou? ...não sabe vou começar.


O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1910, na Dinamarca, em meio à II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, mas só foi oficializado pela ONU em 1975.


O dia 8 de março não foi escolhido por nada, em 1857, foi realizada nos Estados Unidos a primeira greve de mulheres, em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York. As tecelãs reivindicavam tratamento digno, pois sofriam violências físicas e sexuais, elas também queriam redução de tempo de trabalho para 10 horas, pois trabalhavam 16 horas por dia, e salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo cargo, pois elas ganhavam um terço do salário dos homens.


A repressão a manifestação das tecelãs é motivo de dúvidas até hoje. Existem duas versões. Alguns argumentos acreditam que a greve foi dispersa com violência pela polícia. Outros acreditam que 130 manifestantes ficaram acuadas pelos policiais, então entraram na fabrica, onde seus patrões as trancaram, e atearam fogo matando todas elas carbonizadas. Os grandes estudiosos que não acreditam na versão do incêndio, afirmam que há uma confusão entre a greve de 1857, reprimida com violência pelos policiais, e a tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, que aconteceu em 25 de março de 1911, também em Nova York, quando cerca de 140 operárias foram mortas em um incêndio causado pelas péssimas condições da fábrica.


É preciso lembrar que nesse período, as mulheres não tinham direitos como os homens. No Brasil, por exemplo, as mulheres só obtiveram o direito ao voto em 1932.


Desde que foi criado Dia Internacional da Mulher, a data é marcada por discussões sobre o papel da mulher na sociedade, buscando soluções para a discriminação, para a desvalorização do trabalho das mulheres, uma realidade até hoje na maioria dos países, como de exemplo alguns países de origem mulçumana.


Mesmo com o passar do tempo ainda existem muitos machistas que acham que as mulheres são inferiores a eles, e que não tem mais capacidades do que eles, que deprimem e tentam colocar as mulheres para baixo com comentários ofensivos em redes sociais e etc. Sinceramente esses pensamentos primitivos não levam ninguém a lugar nenhum, pois existem aspectos em que as mulheres são mil vezes melhores que os homens.


 
 
 

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores, compartilhem.

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page